Frustrações!

Após a saída do povo de Israel do Egito e a travessia do mar vermelho, eles chegaram às portas da terra prometida em 40 anos. Deus ordenou a Moisés que enviasse um espião de cada tribo (exceto da tribo de Levi) para vasculhar a terra e analisar estrategicamente os meios para conquistá-la. Assim, 12 espias foram selecionados.

Após a varredura de 40 dias, os espias voltaram e deram o seu relatório. Disseram que a terra é boa, fértil e frutífera. Porém, alertaram para o povo nativo, que, segundo eles, era poderoso, com cidades fortificadas e grandes. Dez deles disseram que seria muito arriscado entrar nesta terra. Já Calebe e Josué, criam que Deus iria ajudá-los.

O povo ficou do lado dos dez e se rebelaram contra Moisés e Arão. Deus pensou em matar o povo, mas Moisés intercedeu clamando pela misericórdia. O castigo dado por Deus foi andar mais 40 anos pelo deserto até que toda aquela geração morresse. Ou seja, só entraria em Canaã os filhos deste povo.

Paremos um pouco para analisar.
As expectativas de Calebe eram ótimas: a conquista da terra prometida. Porém, ele teve de adiar seu sonho por 40 anos.

“Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela”. – Números 13.30

Sua empolgação e dedicação foram frustradas por um tempo.
Frustração é a ação de impedir que se atinja o objetivo; é ter decepção.

Este sentimento, por vezes, invade nossa vida. Com ele, vem a raiva e diversos problemas emocionais que afligem a alma.

Várias coisas provocam a frustração: falta de dinheiro, resultado negativo em um negócio, não convite a uma festa, falta de reconhecimento profissional, não ser correspondido no amor, etc.

Todos sabemos que a vida é uma escola. E a bíblia nos diz que:

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.” – Romanos 8.28

Portanto, as frustrações fazem parte de nossa vida. Ela nos ensina muitas coisas!

Calebe recebeu uma promessa de Deus de que no futuro, por causa de sua atitude, receberia sua porção no tempo certo. Ele confiou!

Após 40 anos, toda aquela geração havia morrido e Calebe sobreviveu. A sua frustração foi embora quando Deus cumpriu com a sua promessa:

“Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao Senhor.” – Deuteronômio 1.36

Seja como Calebe: não reclame e nem se desespere! Confie em Deus e saiba que este sentimento te trará experiências.
Ah… e não se esqueça de entregar sua vida a Jesus!

Deixe um comentário